29 de junho de 2009

Nexus & Elites

(acerca de George Steiner)

"Estar à vontade no mundo da cultura significa estar à vontade em muitos mundos, muitas linguagens: estar à vontade na história das ideias, na literatura, na música, na arte. Requer erudição e a capacidade de ver as relações existentes entre os vários mundos: o nexus.

Há uma relação entre linguagem e politica, entre cultura e sociedade. Para compreender os desenvolvimentos culturais, para ver que ideias vigoram e quais as consequencias que terão, é indispensavel uma reflexão filosofico-cultural.

É essencial ser elitista - mas no sentido original da palavra: assumir responsabilidade pelo «melhor» do espirito humano. Uma elite cultural deve ter responsabilidade pelo conhecimento e preservação das ideias e dos valores mais importantes, pelos clássicos, pelo significado das palavras, pela nobreza do nosso espirito. Ser elitista, como explicou Goethe, significa ser respeitador: respeitador do divino, da natureza, dos nossos congéneres seres humanos, e, assim, da nossa própria dignidade humana."

Rob Riemen, director do Nexus Institute

" A democracia deve ser praticada onde é apropriado. A formação cientifica, contudo, (...) implica a existência de um certo tipo de aristocracia intelectual"

Max Weber

Sem comentários: